Maria Portela é campeã do Grand Slam de Tbilisi, na Geórgia

Brasileira venceu russa Madina Taimazova na final e garantiu a primeira medalha do Brasil na competição

(Foto: Divulgação/CBJ)

A judoca brasileira Maria Portela garantiu o Brasil no lugar mais alto do pódio ao conquistar a medalha de ouro do Grand Slam de Tbilisi, na Geórgia, neste sábado, 27, batendo a russa Madina Taimazova na grande final da categoria médio feminina (70kg). Foi a primeira medalha do país na competição e o primeiro ouro do judô brasileiro no ano olímpico. Com os mil pontos conquistados, Maria Portela deve subir no ranking mundial e se aproximar de uma posição de cabeça-de-chave para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Portela é uma das atletas mais experientes do Circuito Mundial e, seu último pódio foi também um ouro, no Campeonato Pan-Americano de Guadalajara, em novembro do ano passado.

Em Tbilisi, a gaúcha de Santa Maria, venceu cinco combates para conquistar seu terceiro título de Grand Slam. Primeiro, superou Ugne Pileckaite, da Lituânia, nas puniçoes. Em seguida, bateu Donja Vos, da Holanda, por ippon, e, nas quartas-de-final, superou Asma Alrebai, do Barein, nas punições.

Para chegar à decisão, Portela foi estratégica e contra-golpeou a belga Gabriela Willems para anotar um waza-ari no golden score da semifinal.

Na final contra Taimazova, a brasileira foi estratégica, mais uma vez, e venceu nas punições (3-1) para finalizar o dia com o desempenho perfeito.

O Brasil ainda teve Ellen Santana nessa categoria. Ellen pegou, logo na primeira luta, a venezuelana Elvismar Rodriguez, que foi sua algoz na disputa de bronze do Grand Slam de Tashkent há duas semanas. Novamente, a brasileira levou a pior no combate e despediu-se mais cedo da competição.

Via CBJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

s2Member®

CÓPIA PROIBIDA

CONTEÚDO PROTEGIDO PELA LEI DE DIREITOS AUTORAIS

EsporteSUL - O esporte daqui é aqui www.esportesul.comFacebookInstagramTwitter