Treinador cubano se junta a equipe de Atletismo da UFSM

Lázaro Pereira Velázquez assumirá o comando técnico das provas de fundo e meio-fundo

(Foto: Divulgação)

A equipe de Atletismo da UFSM confirmou nesta segunda-feira (19) a parceria com o renomado treinador cubano, Lázaro Pereira Velázquez. Atuando como voluntário, ele assumirá o comando técnico das provas de fundo e meio-fundo.

— É uma satisfação imensa voltar a participar de uma equipe universitária. Toda a minha formação (como atleta e professor) foi dentro das universidades. Isso me faz conhecer muito bem o meio universitário — disse Lázaro.

Mestre em Educação Física pela Universidade de Matanzas “Camilo Cienfuegos”, Lázaro também possui um currículo impecável no atletismo e, atualmente, é uma das maiores referências no Brasil em provas de longa distância.

Antes de se mudar para Caxias do Sul, em 1999, Lázaro já havia percorrido uma bela trajetória como atleta de alto rendimento em seu país natal. Foram 17 títulos nacionais entre as categorias sub-19, universitário e adulto, além de inúmeras participações em campeonatos internacionais representando a equipe nacional pré-olímpica de Cuba.

No Brasil, Lázaro também trilhou um caminho de muito sucesso como treinador e dirigente. Um dos atletas que mais se destacou sob seu comando, foi o santamariense Claudir Rodrigues, multicampeão de diversas maratonas nacionais e internacionais, sendo considerado um dos maiores maratonistas brasileiros da última década.

O belo desempenho no comando técnico das equipes gaúchas, chamou a atenção da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), que lhe ofereceu o cargo de Gerente Nacional de Desenvolvimento.

Posteriormente, Lázaro também assumiu a Gerência do Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo e a Coordenação do Centro de Treinamento de Atletismo nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos da Olimpíadas do Rio 2016.

O convite para treinar os jovens talentos do Atletismo da UFSM partiu do coordenador do NIEEMS, Luiz Fernando Cuozzo Lemos.

— Eu estou muito contente em poder somar essa força e estamos acreditando muito no projeto da do atletismo e do NIEEMS para os próximos anos — afirma Luiz.

Vale lembrar que, no ano de 2020, mesmo com todas as dificuldades para manter o ritmo de treinamentos, a equipe de Atletismo da UFSM garantiu a classificação inédita para o Troféu Brasil de Atletismo, com 7 atletas disputando a competição.

Segundo Luiz, o objetivo para 2021 é classificar ainda mais atletas para o Troféu Brasil e, junto ao Lázaro, desenvolver novos talentos que possam alcançar a convocação para a Seleção Brasileira de Atletismo.

Também fazem parte do quadro de treinadores do Atletismo UFSM: Rodrigo França, nos lançamentos e arremessos; Nestor Rossi Jr., nos saltos, e Emanuel Soares nas provas de velocidade.

Via NIEEMS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

s2Member®

CÓPIA PROIBIDA

CONTEÚDO PROTEGIDO PELA LEI DE DIREITOS AUTORAIS

EsporteSUL - O esporte daqui é aqui www.esportesul.comFacebookInstagramTwitter